Pages

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Trabalho de T.E.S.E.

O Protagonismo: Uma prática para desenvolvimento do jovem


“Eu diria que podemos prestar uma ajuda extraordinária conscientizando-nos profundamente, de forma meditativa, de que toda e qualquer educação nada tem a ver, no fundo, com a verdadeira individualidade do homem; de que efetivamente nós, como educadores e docentes, em suma temos a tarefa de postar-nos respeitosamente diante da individualidade, proporcionando-lhe as possibilidades de seguir suas próprias leis evolutivas” [Rudolf Steiner]

A prática de todo projeto deve sempre ser amparado pela teoria, não existe prática sem teoria, muito menos teoria sem prática, são aliadas, alinhadas e irmãs posso assim dizer.

Protagonismo Juvenil corresponde à ação, a interlocução e atitude do jovem com respeito ao conhecimento e a aquisição responsável do conhecimento e que seja eficiente para sua formação, para seu crescimento, para sua conclusão como cidadão.

No Brasil 21.249.557 hab dos 169.799.170 hab são jovens, ou melhor, 12,5% da população são representadas por jovens entre 12 e 18 anos incompletos, segundo Relatório da Situação da Adolescência Brasileira - 2002 da UNICEF, isto implica que, os jovens devem ser levados em consideração, pois são em sua natureza lideres espontâneos, que devem através de uma prática humana, educacional e democrática serem motivados a realizar ações de inovação e de mudanças em suas realidades.

Isto corresponde que no Brasil é necessário o desenvolvimento de projetos e trabalhos que levem o jovem a entender sua real necessidade, a necessidade de saber, de conhecer, de trabalhar a vida através da arte, de fazer deste momento de juventude, que é singular na vida de todos, o momento de seu crescimento seguro, com informação e maturidade, com responsabilidade e sabedoria, com respeito aos seus limites e a sua individualidade, compreendendo seu processo de evolução.

O Protagonismo Juvenil deve ser para o jovem uma leitura de ação do reflexo de sua ansiedade em conquistar objetivos, porém, de realizações concretas, ações que o façam concluir temas, conceitos e o mais importante, que o leve a estabelecer uma relação de segurança com seu próprio crescimento, mesmo estando envolto a algumas situações cotidianas que fazem parte de sua realidade, e nem sempre são situações propícias a um crescimento seguro. Só fazemos história no futuro se soubermos entender e aceitar nosso passado e assim realizar nosso presente.

Para o jovem a necessidade momentânea é a de ser aceito, ouvido, de estabelecer relações afetivas, de ser acolhido, de “errar” sem o conceito da gravidade de um erro, pois é necessário descobrir, se desenvolver com responsabilidade, assumir seus erros, pois deles o jovem fortalece seus conceitos. É necessário que ele seja respeitado pelo seu modo de vestir-se, andar e falar, é importante que ele seja apenas jovem, e não perca seus ideais, o que faz de um jovem por exclusividade, um líder, eis a importância de provocar ações e debates com eles para que torne concretas todas suas ansiedades correspondentes a sexualidade, drogas, profissão, estudo, ética, ser humano, sobre “vida”.

Lembre que Protagonismo Juvenil não deve ser confundido com propostas de dar palestras, reforço escolar, pois não há nada mais detestante para um jovem que freqüentar palestras e reforços, se coloquem no lugar deles: ouvir durante horas uma pessoa que não tem nenhuma relação com eles, falar de coisas que já estão saturados, como “drogas”, “sexualidade”, “violência”, entre outras. Todo jovem sabe de cor, como usar camisinha, como o traficante faz para aliciar crianças. Não será através deste hábito que iremos afastar o jovem do “perigo” que a vida oferece.

Para o eles é preciso criar ambientes participativos que tenham significados e importância para sua relação de crescimento. Sabe-se que um projeto é bem desenvolvido quando os jovens gostam de manter sua freqüência no projeto, mesmo que não obrigatória. É muito importante que as relações sejam diretas e verdadeiras.
Tomem cuidado, Protagonismo Juvenil não é brincadeira, não é brincar de reunião com jovens, é levar de maneira séria alguns assuntos que para ele está na hora de encarar com maturidade e responsabilidade, é nesta fase da vida que as dúvidas começam a atormentar suas expectativas futuras. Sair da escola, mercado de trabalho, faculdade, vestibular, capacidade, aceitação física e intelectual.
O que se faz de mais cruel com o jovem nesta idade é a pressão de que a partir de agora devem ser ”alguém na vida”, entende-se então que até agora eles não foram nada.

É importante reconhecer que desenvolver um projeto de protagonismo juvenil é permitir ao jovem sua expressão genuína, apenas oferecendo a ele o suporte e a possibilidade, e o mais importante, alimentando e fomentando a criação do seu SER e de não deixar morrer a esperança de que nós (educadores, docentes e jovens) participamos do processo de transformação e mudança do mundo em que vivemos, mesmo que essa seja lenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário