Pages

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

trabalho de enfermagem

Elói Chaves
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Elói de Miranda Chaves (Pindamonhangaba, 27 de dezembro de 1875 — São Paulo, 19 de abril de 1964) foi um advogado formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, empresário, banqueiro, proprietário rural e político brasileiro.
[editar] Biografia

Industrial

Os primeiros investimentos de Elói Chaves na indústria ocorreram a partir de 1910, com a criação da S.A. Industrial Jundiaiense, grande tecelagem do interior paulista.

Em 1912, em associação com o empresário português Antônio Cintra Godinho e o engenheiro alemão Hermman Braune, constituiu a Cia. Ermida de Papel e Celulose, também em Jundiaí. No mesmo ano, ele tornou-se um dos maiores acionistas da S.A Central Elétrica Rioclarense, proprietária da usina hidrelétrica Corumbataí naquela época.Esta usina localiza-se na cidade de Rio Claro.

Banqueiro

Eloy Chaves foi o fundador e principal acionista do Banco Comind, maior instituição financeira privada do Brasil na primeira metade do século XX e maior operador brasileiro no comércio internacional de café.

Proprietário rural

Chaves foi um dos maiores produtores de café brasileiros, manteve algumas das maiores fazendas do mundo, destacando-se a Fazenda Ermida, em Jundiaí. Além do café, eram notórias as vastas regiões de plantio de eucalipto, cana-de-açúcar e laranja mantidas por ele e sua família em todo o interior do estado de São Paulo.

Político

Foi vereador em Jundiaí e depois deputado federal pelo Partido Republicano Paulista (PRP). No executivo foi secretário estadual de Justiça e Segurança Pública de São Paulo durante os governos de Rodrigues Alves (1912-1916) e Altino Arantes (1916-1920).

Tornou-se conhecido por ser o proponente da legislação precursora da Previdência Social
[editar]

Nenhum comentário:

Postar um comentário